top of page
Sem título_edited.jpg

INTRODUÇÃO HISTÓRICA

De acordo com Daniel Guimarães Nery, autor da pesquisa de Mestrado "Música em Atibaia: Uma história possível" publicada em 2008, desde a sua consolidação como cidade, Atibaia tem a música como referência de sua cultura e identidade social.
Datada de 1700, a música invadia às ruas da cidade por meio de cortejos, procissões, eventos de dança e cavalhadas tradicionais e mais tarde, também se fez presente nas escolas de Atibaia. No passado, a linha do trem que ligava as cidades do interior de São Paulo também ligava os amantes da música, compositores e bandas de diversas regiões. Assim, conforme explica a fonodióloga e pedagoga da equipe Brasil Escola Elen Campos Caiado, a música é reconhecida por desenvolver a mente humana, promover equilíbrio e bem-estar, desenvolvendo o raciocínio e facilitando a concentração em diversas atividades.
Segundo Márcio Zago, autor do artigo "Corporação Musical 24 de Outubro completa 90 anos" publicado em 10 de Maio de 2021 no jornal "OAtibaiense", a Corporação Musical 24 de Outubro foi fundada em 30 de janeiro de 1931, por Álvaro Correia Lima, Major Sebastião Teodoro Pinto, Bento Marcondes Escobar, Sílvio Russomano, José Herculano Bueno (Zico Paes) e ainda outros políticos do Partido Democrático com o objetivo de, através de seus concertos e componentes, aumentar o prestígio, os comícios e as festas do partido.
Fez sua primeira apresentação em 31 de janeiro de 1932, pelas ruas da cidade. Na mesma época, havia a Banda 1º de Março, fundada em 1925, por Major Juvenal Alvim, do Partido Republicano Paulista. 
Criou-se uma rivalidade entre as bandas, por serem de partidos políticos opostos, porém, com o fim da Banda 1º de Março, em 1973, os músicos se juntam à Banda 24 de Outubro, tornando-se uma só e acabando com a rivalidade política.
A Banda teve participação de ilustres compositores que também foram regentes, dentre eles, Francisco Lamoglie Filho, Pedro Cerbino, Sebastião Florido, Aristides Borghi e Frederico Suppione, de acordo com Daniel Guimarães Nery.
Atualmente, é regida pelo músico Wagner Peranovich, e é composta por 20 músicos.
Foi declarada de Utilidade Pública em 1963, e graças aos esforços do baixista Léo Massoni, o terreno doado por Zico Paes foi utilizado para construir a sede. Destaca-se que a sede foi erguida pelos próprios músicos, com a importante contribuição de comerciantes locais que se sensibilizaram com a ação e doaram materiais de construção, como explica Márcio Zago em seu artigo.
A Corporação Musical 24 de Outubro está localizada na R. Dr. Álvaro Correia Lima, 94 - Centro, Atibaia. CNPJ: 52.359.122/0001- 61

​

TEXTO DE:

Projeto Preservação e Continuidade da Corporação Musical 24 de Outubro. Edição 1. Ano 2022.
Jornalista responsável: Izabela Lapos
Publicado em Junho de 2022.

 

​

Entre em contato
bottom of page